segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Prova de produção textual

Caros colegas,

deixo aqui modelos de provas de produção textual. Espero que ajudem vocês a elaborarem as suas também! Abraços.

EE .................................................................................................................
Nome........................................................................... nº …........... Série ......... -  Data....../....../.......

Avaliação de Produção Escrita

Leia os textos motivadores abaixo.
O conto de fadas mudou
O talento para trabalhar e sofrer de Cinderela dá lugar a mitos que lutam pela própria felicidade.
As princesas estão de volta – mas desta vez elas não ficam adormecidas aguardando um beijo. Ao descobrir a demanda das mulheres de hoje por novos modelos de comportamento (heroínas independentes e poderosas), as indústrias de entretenimento e de brinquedos repaginaram as personagens para que deixassem de se parecer com donas de casa. O sucesso foi impressionante. A linha Princesas, da Disney, lançadas em 2001, uniu Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Ariel, Bela e Jasmine na mesma série para movimentar US$ 2 bilhões ao ano. Até Cinderela, ícone infantil de submissão que lavava, passava e cozinhava, empresta seu rosto a produtos como laptops para garotas que brincam de ser executivas. (...)
As novas princesas – como a dos filmes Diário de uma Princesa, 1 e 2 – são adolescentes com interesses pop como quaisquer outras e podem até terminar o filme nos braços de um grande amor mas porque o escolheram (e, não raro, o conquistaram). Qualquer semelhança com a vida atual das mulheres reais modernas não é mera coincidência. “A felicidade não é mais delegada a outro. Não é necessário que algo ou alguém as torne especiais”, diz a professora do Instituto de Psicologia da USP, especialista em relações humanas, Sueli Damergian.
                                                                                                                   (Texto adaptado, Revista Época, 29/11/2004)

Reportagem do Fantástico
"Esta semana, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou dados inéditos sobre a violência doméstica que atinge o Estado. Os números assustam: a cada hora, pelo menos oito mulheres são agredidas." - 26/10/2011 - Em SP, uma mulher é agredida a cada 7 minutos
"No mundo real, as brasileiras contam com o apoio da Central de Atendimento à Mulher. É só ligar para o número 180. Em cinco anos, o serviço recebeu quase dois milhões de ligações. A maior parte feita por mulheres de São Paulo, Bahia e Minas Gerais." - 27/10/2011 - Reportagem sobre violência congestiona o serviço Ligue 180
"Segundo dados do governo federal, 40% das vítimas que fazem a denúncia convivem com o agressor há mais de dez anos. A atriz Dira Paes, que faz o papel de Celeste, acredita que denunciar o companheiro é mais difícil do que parece. 'A pergunta que eu mais ouvia nas ruas era: ‘Quando é que você vai denunciar esse homem? Quando é que você vai parar de apanhar?’. E eu acho isso incrível, porque é o desejo de todo mundo, mas não é fácil para quem está dentro do furacão', comenta Dira."
"Desde 2006, quando a Lei Maria da Penha entrou em vigor, mais de 11 mil homens que agrediram suas companheiras foram parar na cadeia no Brasil."
"A juíza Elaine Cavalcante só julga casos envolvendo crimes contra as mulheres na cidade de São Paulo. É em uma sala que ela faz as audiências e fica frente a frente com agressor e vítima. 'Eles raramente chegam a pedir perdão para a mulher. Acho que a maioria nega, poucos acabam admitindo e sentindo arrependimento e vergonha pelo ato cometido', afirma Elaine."

Proposta
Pensando no antagonismo dos textos propostos produza um artigo de opinião sobre os desafios e conquistas da mulher no século XXI.

Orientações: Utilize uma folha para o rascunho; mínimo de 10 e máximo de 30 linhas; utilize norma padrão da Língua Portuguesa; dê um título ao seu texto.

































Somente para correção
Competências
Nível 1
Insuficiente
Nível 2
Razoável
Nível 3 Bom
Nível 4 Muito Bom
C I - Tema





C II – Gênero





CIII – Coesão e coerência




C IV – Registro




C V – Proposição (EM)





Valores:
Nível 1 – 05
Nível 2 – 10
Nível 3 – 15
Nível 4 – 20

Classificação dos valores:
Até 45 – Insuficiente
De 50 a 85 – Suficiente
De 90 a 100 – Avançado                                                        RESULTADO DO ALUNO: .............

EE ...................................................................................
Nome........................................................................... nº …........... Série......... Data....../....../.......

Avaliação de Produção Escrita

Leia os textos motivadores abaixo.
                                                                      
Texto 1
O mundo se prepara para diminuir a dependência do petróleo, mas enfrenta dificuldades: este é um recurso que move a economia mundial, é cobiçado por todos os países, garante o direito de ir e vir e está presente em quase tudo que nos cerca.
Diante da escassez anunciada, dos preços em alta e da ameaça do aquecimento global, produtoras e distribuidoras investem pesadamente em opções alternativas. Montadoras testam novas tecnologias para mover carros e caminhões. Mas a tarefa é quase impossível. A queda na produção de petróleo influenciaria a quantidade e o tipo de bens produzidos na economia mundial – e não se está falando apenas de energia e transporte.
Formado por uma mistura de compostos, o petróleo é matéria-prima essencial nas indústrias de tintas, ceras, vernizes, resinas, pneus, borrachas, fósforos, fertilizantes, alimentos. A partir de seu refino, são extraídos, entre outros, gasolina, diesel, querosene, óleo combustível, lubrificante e parafina. Assim, não é à toa que ele tenha sido apelidado de “ouro negro”.

Texto 2 - O petróleo nosso de cada dia
O petróleo está tão integrado ao nosso cotidiano, que não notamos a sua presença, mesmo que indireta, na maioria dos produtos.


Com base nas informações contidas nesses dois textos e em seu conhecimento de mundo, REDIJA umartigo de opinião, respondendo à pergunta:
É possível viver sem petróleo?

Orientações: Utilize uma folha para o rascunho; mínimo de 10 e máximo de 30 linhas; utilize norma padrão da Língua Portuguesa; dê um título ao seu texto.

































Somente para correção

Competências
Nível 1
Insuficiente
Nível 2
Razoável
Nível 3 Bom
Nível 4 Muito Bom
C I - Tema





C II – Gênero





CIII – Coesão e coerência




C IV – Registro




C V – Proposição (EM)





Valores:
Nível 1 – 05
Nível 2 – 10
Nível 3 – 15
Nível 4 – 20

Classificação dos valores:
Até 45 – Insuficiente
De 50 a 85 – Suficiente
De 90 a 100 – Avançado                                                        RESULTADO DO ALUNO: .............



EE ...............................................................................................................
Nome........................................................................... nº …........... Série .................. -  Data....../....../..........

Avaliação de Produção Escrita

Texto 1
Temos observado que as crianças e adolescentes estão cada vez mais cedo e com mais freqüência tendo acesso ao uso de computadores. Sabemos também que a preferência da garotada está voltada aos joguinhos e, mais especialmente, aos bate-papos virtuais (chats), nos quais eles passam horas imersos em assuntos dos quais os adultos nem sempre se preocupam em tomar conhecimento.  
Revista Veja

Texto 2

Pais devem estabelecer limites  São os pais que devem buscar estabelecer limites no uso de lan house e internet. “Às vezes o adolescente está com dificuldades de ter autonomia para estabelecer seus próprios
limites. Então, nessa hora, precisa de alguém para fazer isso”, afirma o psicanalista Ailton Bastos, de Londrina. Em situações específicas, como o adolescente que  está  com  baixo  rendimento  escolar  por
conta da quantidade de horas que passa na lanhouse, vale limitar as horas até que as notas melhorem. “Mas, com adolescente, você tem que  deixar  muitas  vezes  uma  válvula  de escape, pois quanto mais intensa a exigência, mais chances de não dar certo. Ele precisa de parâmetros,  mas  com  um  certo  nível  de liberdade”, diz. Mesmo assim há situações em que é preciso até proibir as idas à lan house por um período de  tempo.  “Há certos  momentos  que  não  é radical  (proibir),  há  certos  momentos  que énecessário.  Mas  isso  não  pode  ser  feito  no calor da emoção, esse adulto tem que pensar bem  antes  de  estabelecer,  para  que  possacumprir a palavra dada. E se perceber que a coisa é grave não espere que a própria pessoa decida procurar ajuda”, avalia. (C. P.)¹ (…)

Texto 3

 



Com base nas informações nos textos acima, redija um artido de opinião sobre o tema posicionando-se perante a seguinte questão O ACESSO AOS COMPUTADORES E À INTERNET PRECISA DE LIMITES?


Orientações:
  • Utilize uma folha para o rascunho;
  • mínimo de 10 e máximo de 30 linhas;
  • utilize norma padrão da Língua Portuguesa;
  • dê um título ao seu texto.
































Somente para correção

Competências
Nível 1
Insuficiente
Nível 2
Razoável
Nível 3 Bom
Nível 4 Muito Bom
C I - Tema





C II – Gênero





CIII – Coesão e coerência




C IV – Registro




C V – Proposição (EM)





Valores:
Nível 1 – 05
Nível 2 – 10
Nível 3 – 15
Nível 4 – 20

Classificação dos valores:
Até 45 – Insuficiente
De 50 a 85 – Suficiente
De 90 a 100 – Avançado                                                        RESULTADO DO ALUNO: .............

Nenhum comentário:

Postar um comentário