deixo aqui modelos de provas de produção textual. Espero que ajudem vocês a elaborarem as suas também! Abraços.
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nº …........... Série ......... - Data....../....../.......
Avaliação de Produção Escrita
Leia os textos
motivadores abaixo.
O conto de fadas mudou
O talento para trabalhar
e sofrer de Cinderela dá lugar a mitos que lutam pela própria felicidade.
As princesas estão de
volta – mas desta vez elas não ficam adormecidas aguardando um beijo. Ao
descobrir a demanda das mulheres de hoje por novos modelos de comportamento
(heroínas independentes e poderosas), as indústrias de entretenimento e de
brinquedos repaginaram as personagens para que deixassem de se parecer com
donas de casa. O sucesso foi impressionante. A linha Princesas, da Disney,
lançadas em 2001, uniu Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Ariel, Bela
e Jasmine na mesma série para movimentar US$ 2 bilhões ao ano. Até Cinderela,
ícone infantil de submissão que lavava, passava e cozinhava, empresta seu rosto
a produtos como laptops para garotas que brincam de ser executivas. (...)
As novas princesas – como
a dos filmes Diário de uma Princesa, 1 e 2 – são adolescentes com interesses
pop como quaisquer outras e podem até terminar o filme nos braços de um grande
amor mas porque o escolheram (e, não raro, o conquistaram). Qualquer semelhança
com a vida atual das mulheres reais modernas não é mera coincidência. “A
felicidade não é mais delegada a outro. Não é necessário que algo ou alguém as
torne especiais”, diz a professora do Instituto de Psicologia da USP,
especialista em relações humanas, Sueli Damergian.
(Texto adaptado, Revista Época, 29/11/2004)
Reportagem do Fantástico
"Esta semana, a
Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou dados inéditos sobre a
violência doméstica que atinge o Estado. Os números assustam: a cada hora, pelo
menos oito mulheres são agredidas." - 26/10/2011 - Em SP, uma mulher é
agredida a cada 7 minutos
"No mundo real, as
brasileiras contam com o apoio da Central de Atendimento à Mulher. É só ligar
para o número 180. Em cinco anos, o serviço recebeu quase dois milhões de
ligações. A maior parte feita por mulheres de São Paulo, Bahia e Minas Gerais."
- 27/10/2011 - Reportagem sobre violência congestiona o serviço Ligue 180
"Segundo dados do
governo federal, 40% das vítimas que fazem a denúncia convivem com o agressor
há mais de dez anos. A atriz Dira Paes, que faz o papel de Celeste, acredita
que denunciar o companheiro é mais difícil do que parece. 'A pergunta que eu
mais ouvia nas ruas era: ‘Quando é que você vai denunciar esse homem? Quando é
que você vai parar de apanhar?’. E eu acho isso incrível, porque é o desejo de
todo mundo, mas não é fácil para quem está dentro do furacão', comenta
Dira."
"Desde 2006, quando
a Lei Maria da Penha entrou em vigor, mais de 11 mil homens que agrediram suas
companheiras foram parar na cadeia no Brasil."
"A juíza Elaine
Cavalcante só julga casos envolvendo crimes contra as mulheres na cidade de São
Paulo. É em uma sala que ela faz as audiências e fica frente a frente com
agressor e vítima. 'Eles raramente chegam a pedir perdão para a mulher. Acho
que a maioria nega, poucos acabam admitindo e sentindo arrependimento e
vergonha pelo ato cometido', afirma Elaine."
Proposta
Pensando
no antagonismo dos textos propostos produza um artigo de opinião sobre os
desafios e conquistas da mulher no século XXI.
Orientações: Utilize uma folha para o rascunho; mínimo de 10 e máximo de
30 linhas; utilize norma padrão da Língua Portuguesa; dê um título ao seu
texto.
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Somente
para correção
Competências
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Nível 1
Insuficiente
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Nível 2
Razoável
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Nível 3 Bom
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Nível 4 Muito Bom
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C I - Tema
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C II – Gênero
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CIII – Coesão e coerência
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C IV – Registro
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C V – Proposição (EM)
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Valores:
Nível 1 – 05
Nível 2 – 10
Nível 3 – 15
Nível 4 – 20
Classificação dos valores:
Até
45 – Insuficiente
De 50 a 85 – Suficiente
De 90 a 100 – Avançado RESULTADO DO ALUNO: .............
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Avaliação
de Produção Escrita
Leia os
textos motivadores abaixo.
Texto
1
O mundo se prepara para diminuir a dependência do petróleo, mas
enfrenta dificuldades: este é um recurso que move a economia mundial, é
cobiçado por todos os países, garante o direito de ir e vir e está presente em
quase tudo que nos cerca.
Diante da escassez anunciada, dos preços em alta e da ameaça do
aquecimento global, produtoras e distribuidoras investem pesadamente em opções
alternativas. Montadoras testam novas tecnologias para mover carros e
caminhões. Mas a tarefa é quase impossível. A queda na produção de petróleo
influenciaria a quantidade e o tipo de bens produzidos na economia mundial – e
não se está falando apenas de energia e transporte.
Formado por uma mistura de compostos, o petróleo é matéria-prima
essencial nas indústrias de tintas, ceras, vernizes, resinas, pneus, borrachas,
fósforos, fertilizantes, alimentos. A partir de seu refino, são extraídos,
entre outros, gasolina, diesel, querosene, óleo combustível, lubrificante e
parafina. Assim, não é à toa que ele tenha sido apelidado de “ouro negro”.
Texto 2 - O petróleo nosso de
cada dia
O petróleo está tão integrado ao nosso cotidiano, que não
notamos a sua presença, mesmo que indireta, na maioria dos produtos.

Com base nas informações contidas nesses dois textos e em seu
conhecimento de mundo, REDIJA umartigo de opinião, respondendo à pergunta:
É possível viver sem
petróleo?
Orientações: Utilize uma folha para o rascunho; mínimo de 10 e máximo de
30 linhas; utilize norma padrão da Língua Portuguesa; dê um título ao seu
texto.
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Somente
para correção
Competências
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Nível 1
Insuficiente
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Nível 2
Razoável
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Nível 3 Bom
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Nível 4 Muito Bom
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C I - Tema
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C II – Gênero
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CIII – Coesão e coerência
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C IV – Registro
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C V – Proposição (EM)
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Valores:
Nível 1 – 05
Nível 2 – 10
Nível 3 – 15
Nível 4 – 20
Classificação dos valores:
Até
45 – Insuficiente
De 50 a 85 – Suficiente
De 90 a 100 – Avançado RESULTADO DO ALUNO: .............
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Avaliação
de Produção Escrita
Texto
1
Temos
observado que as crianças e adolescentes estão cada vez mais cedo e com mais
freqüência tendo acesso ao uso de computadores. Sabemos também que a
preferência da garotada está voltada aos joguinhos e, mais especialmente, aos
bate-papos virtuais (chats), nos quais eles passam horas imersos em assuntos
dos quais os adultos nem sempre se preocupam em tomar conhecimento.
Revista
Veja
Texto
2
Pais
devem estabelecer limites São os pais
que devem buscar estabelecer limites no uso de lan house e internet. “Às vezes
o adolescente está com dificuldades de ter autonomia para estabelecer seus
próprios
limites.
Então, nessa hora, precisa de alguém para fazer isso”, afirma o psicanalista
Ailton Bastos, de Londrina. Em situações específicas, como o adolescente
que está
com baixo rendimento
escolar por
conta
da quantidade de horas que passa na lanhouse, vale limitar as horas até que as
notas melhorem. “Mas, com adolescente, você tem que deixar
muitas vezes uma
válvula de escape, pois quanto
mais intensa a exigência, mais chances de não dar certo. Ele precisa de
parâmetros, mas com
um certo nível
de liberdade”, diz. Mesmo assim há situações em que é preciso até
proibir as idas à lan house por um período de
tempo. “Há certos momentos
que não é radical
(proibir), há certos
momentos que énecessário. Mas
isso não pode
ser feito no calor da emoção, esse adulto tem que
pensar bem antes de
estabelecer, para que
possacumprir a palavra dada. E se perceber que a coisa é grave não
espere que a própria pessoa decida procurar ajuda”, avalia. (C. P.)¹ (…)
Texto
3

Com
base nas informações nos textos acima, redija um artido de opinião sobre o tema
posicionando-se perante a seguinte questão O ACESSO AOS COMPUTADORES E À
INTERNET PRECISA DE LIMITES?
Orientações:
- Utilize uma folha para o rascunho;
- mínimo de 10 e máximo de 30
linhas;
- utilize norma padrão da Língua
Portuguesa;
- dê um título ao seu texto.
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Somente
para correção
Competências
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Nível 1
Insuficiente
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Nível 2
Razoável
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Nível 3 Bom
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Nível 4 Muito Bom
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C I - Tema
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C II – Gênero
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CIII – Coesão e coerência
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C IV – Registro
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C V – Proposição (EM)
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Valores:
Nível 1 – 05
Nível 2 – 10
Nível 3 – 15
Nível 4 – 20
Classificação dos valores:
Até
45 – Insuficiente
De 50 a 85 – Suficiente
De 90 a 100 – Avançado RESULTADO DO ALUNO: .............
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