quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Projeto de Artes Visuais

Projeto de Curso
CURSO: Artes Visuais
NÍVEL DE ENSINO: Médio
CARGA HORÁRIA: 8 horas

EMENTA
Perceber poéticas visuais é viajar pelas obras do artista e captar suas marcas pessoais. Muitos caminhos e linguagens das artes visuais podem ser percorridos com essa intenção. Desta forma, este curso propõe o trabalho com a fotografia, compreendida como linguagem da Arte e, consequentemente, um convite aos alunos para um contato com essa linguagem para ir além do senso comum.

OBJETIVOS
A final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
·         Trabalhar os vários modos de perceber a linguagem da fotografia;
·         Provocar os alunos para que façam uma leitura com problematizações instigantes das imagens;
·         Trabalhar os aspectos técnicos da fotografia: as temáticas possíveis, as relações formais (enquadramento, luminosidade, pontos de vista etc);
·         Encaminhar a proposição de Nutrição Estética abordando a poética pessoal e/ou colaborativa nas demais linguagens e a proposição de conexões com os territórios de forma-conteúdo e processo de criação.

JUSTIFICATIVA
A necessidade de fazer com que os alunos percebam que a fotografia é uma construção simbólica, elaborada, de realidades diversas com intenções variadas em sua produção e em sua recepção, e que implica um produtor e um leitor inseridos em sua cultura, pois a fotografia revela uma realidade aparente (aquilo que mostra) e uma realidade interna (com camadas de significações potenciais).

METODOLOGIA
·         Realizar uma pesquisa na internet com os alunos sobre a História da Fotografia (anotação das informações principais);
·         Exposição das informações coletadas na sala de aula (roda de debate);
·         Conversa informal com os alunos sobre o convívio que eles têm com a fotografia e o ato de fotografar;
·         Dependendo das respostas dos alunos, direcionar o trabalho para uma das seguintes alternativas:
a)    Alternativa 1: se a turma tem o hábito de fotografar, pode-se pedir para que cada um dos alunos selecione cinco fotos de sua autoria (fotos impressas).
b)    Alternativa 2: se existe a possibilidade de que tragam fotografias que tenham em casa, pode-se pedir para que selecionem cinco fotos que sejam as mais significativas de sua vida (podem trazer Xerox, por cuidado de preservação dessas fotos).
c)    Alternativa 3: caso nenhuma das alternativas anteriores seja possível, pode-se pedir para que os alunos selecionem cinco fotos de revistas que considerem interessantes.
·         Analisar os pequenos álbuns com as fotos que os alunos trouxerem, independente da alternativa acima escolhida;
·         Inicialmente a análise individual (síntese visual registrando o critério de escolha que utilizaram e indicando, de modo verbal ou visual, as fotografias que compõem seu álbum);
·         Análise coletiva (grupos): sem mostrar a análise individual, os alunos do grupo devem levantar um critério para a análise, agrupando todas as fotos do grupo segundo o critério selecionado (professor não sugerir nenhum tipo de critério, deve deixar os alunos elaborarem-no). As próprias fotos pode dar dicas para a análise, onde cada agrupamento de fotos deve ganhar uma síntese visual com o critério utilizado e registros das fotografias que o compõem.
·         Socialização do mapeamento das sínteses individuais e coletivas;
·         Sistematização do que foi discutido (forma escrita) de acordo com os itens que seguem: temáticas abordadas, natureza das fotos (para registro, publicidade, documentos etc), posição do fotógrafo em relação ao objeto fotografado, elementos da visualidade (iluminação, planos, enquadramento, ângulos, preto e branco, cor, filtros, contraste de luz e sombra, atmosfera, close, proximidade, distanciamento, relação figura/fundo etc);
·         Criação pelos grupos de um ensaio fotográfico: uma série que explore um conteúdo, um procedimento, uma ideia, obedecendo os seguintes critérios: discussão e escolha da ideia (temáticas possíveis, relações formais, recursos técnicos), dos responsáveis por cada etapa do trabalho, edição final das fotos (criação de slides no Power Point ou álbum com fotografias impressas/reveladas);
·         Criação do portfólio;
·         Apresentação do portfólio para a comunidade escolar.

CONTEÚDOS
Conteúdos
Factuais
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
História da fotografia
Temática e Elementos da visualidade

Fotos: escolha e análise individual e coletiva;
Portfólio: criação de um com fotos dos grupos dentro das ideias/temas e ténicas que os mesmos escolheram.

Nova visão sobre o que a fotografia mostra da sociedade para as pessoas.
Responsabilidade dos alunos na execução das etapas  do trabalho proposto;
Respeito pelo olhar dos demais grupos durante todo o processo.
Criatividade na elaboração do portfólio.

RECURSOS
·         Fotos pessoais;
·         Imagens de revistas;
·         Caderno;
·         Caneta, lápis, canetinha, borracha;
·         Máquina digital;
·         Impressão das fotos/Xerox;
·         Computador (programa Power Point);
·         Notebook e Datashow.

AVALIAÇÃO
·         Acompanhamento de todo o envolvimento dos alunos e seus grupos nas atividades desenvolvidas;
·         Cadernos dos alunos com as anotações feitas durante este trabalho;
·         Portfólio dos grupos.

BIBLIOGRAFIA
Caderno do Professor: Arte – 2ª Série, volume 2/Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. São Paulo: SEE, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. S.P: Paz e Terra, 1991.
KUENZER, Acácia Zeneida. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências novos desafios. São Paulo: Cortez 2000.p.33-35.

GIROUX, Henry ª Os Professores como intelectuais transformadores: rumo a uma nova pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 270p.

SCHWENDLER, Sônia Fátima. Ação cultural para a liberdade: um encontro com a pedagogia da indignação. In: SOUZA, Ana Inês (et.all). Paulo Freire Vida e Obra. SãoPaulo:ExpressãoPopular,2001.


CRONOGRAMA
Aula
Conteúdo
Competências e habilidades
Procedimentos didáticos
1
História da fotografia (pesquisa)
Conhecer conteúdo específico das diversas linguagens artísticas.
Após orientação em sala, pesquisar na internet (Acessa Escola) sobre a história da fotografia
2
História da fotografia (debate)
Conhecer conteúdo específico das diversas linguagens artísticas.
Socialização do resultado da pesquisa com os demais alunos da classe.
3
Fotografias pessoais (escolha e análise escrita)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar diferentes manifestações artísticas para formas sua própria linguagem.
Cada aluno selecionará cinco fotografias pessoais (ou imagens) e fará a análise das mesmas (forma escrita).
4
Fotografias pessoais (análise em grupos)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar diferentes manifestações artísticas para formas sua própria linguagem.
Alunos formarão grupos para análise e seleção das fotografias/imagens dos componentes.
5
Fotografias pessoais (socialização das análises)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar diferentes manifestações artísticas para formas sua própria linguagem; confrontar interpretações diversas de manifestações artísticas-culturais, comparando diversos pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados.
Socialização das análises feitas pelos grupos.
6
Fotografias dos grupos (escolha do tema, técnicas)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar diferentes manifestações artísticas para formas sua própria linguagem; valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a com suas manifestações artísticas e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.
Grupos reunidos para escolherem as ideias/temas e técnicas que utilizarão, além dos responsáveis por cada etapa da atividade.
7
Fotografias dos grupos (montagem de portfólio)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar diferentes manifestações artísticas para formas sua própria linguagem; construir e aplicar conceitos para a compreensão das manifestações artísticas, sócio-culturais e históricas; Dado um conjunto de informações sobre uma realidade histórico-cultural, ordenar os eventos registrados, compreendendo a importância dos fatores culturais, sociais, econômicos e políticos.
Após fotografarem suas ideias/temas, os grupos iniciarão a montagem do portfólio e decidirão se será através do PowerPoint ou da impressão/revelação das fotos/imagens.
8
Fotografias dos grupos (apresentação do portfólio)
Apreciar trabalhos realizados, mediante a elaboração de ideias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o aluno vai estruturando e transformando.
Exposição dos portfólios para a comunidade escolar.



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