O QUE É ATPC (aula de atividade pedagógica coletiva)?
Comunicado CENP, de
6-2-2009 (a partir de 2012, passou a ser denominada ATPC) Aos Dirigentes
Regionais de Ensino, Supervisores de Ensino e Diretores de Escola.
A Coordenadoria de
Estudos e Normas Pedagógicas, objetivando subsidiar a organização e o
funcionamento das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPCs, solicita das
autoridades em epígrafe, especial atenção às seguintes instruções:
1 - A Hora de
Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC - caracteriza-se fundamentalmente como:
·
espaço de
formação continuada dos educadores, propulsor de momentos privilegiados de
estudos, discussão e reflexão do currículo e melhoria da prática docente;
·
trabalho coletivo
de caráter estritamente pedagógico, destinado à discussão, acompanhamento e
avaliação da proposta pedagógica da escola e do desempenho escolar do aluno;
2 - As Horas de
Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC deverão ser planejadas e organizadas pelo
Professor Coordenador de cada segmento do ensino fundamental e médio, em
sintonia com toda equipe gestora da escola, com vistas a integrar o conjunto
dos professores do respectivo segmento, objeto da coordenação;
3 - A duração de
cada Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo é de 60 (sessenta) minutos;
4 - No planejamento,
na organização e na condução das HTPCs, é importante:
·
considerar as
demandas dos professores frente às metas e prioridades da escola;
·
elaborar
previamente a pauta de cada reunião, definida a partir das contribuições dos
participantes;
·
dividir entre os
participantes as tarefas inerentes às reuniões (registro, escolha de textos,
organização dos estudos;
·
planejar formas
de avaliação das reuniões pelo coletivo dos participantes;
·
prever formas de
registro (ata, caderno, diário de bordo, e outras) das discussões, avanços,
dificuldades detectadas, ações e intervenções propostas e decisões tomadas;
·
organizar as
ações de formação continuada com conteúdos voltados às metas da escola e à
melhoria do desempenho dos alunos, com apoio da equipe de supervisão e oficina
pedagógica da DE.
5 - O horário do
cumprimento das HTPCs, a ser organizado pelo Professor Coordenador, deverá
assegurar que todos os professores do respectivo segmento de ensino participem
num único dia da semana, em reuniões de, no mínimo, duas horas consecutivas;
6 - Na
impossibilidade das reuniões das HTPCs serem organizadas em apenas um dia da
semana, a escola deverá organizá-las em, no máximo, dois dias, distribuindo
todos os professores em dois grupos permanentes para cada dia;
7 - Em se tratando
das escolas que atendem as séries iniciais do ensino fundamental deverá ser
garantido que:
·
os professores
das classes das 1ª e 2ª séries e das classes do Programa Intensivo no Ciclo -
PIC, das 3ª e 4ª séries, que participam do Programa Ler e Escrever e devem
cumprir seis horas de HTPC, deverão se reunir em grupos por série, em no máximo
três dias, duas horas seguidas, em dias/horários diferentes para o grupo de 1ª
e 2ª séries e de 3ª e 4ª séries, devendo os alunos pesquisadores participarem
das HTPCs, com os respectivos professores regentes;
·
os professores
das 3ª e 4ª séries que não participam do Programa acima referido farão as HTPCs
seguindo os itens 5 e 6 do presente Comunicado;
8 - Quando
comprovada a total impossibilidade de atendimento às instruções contidas nos
itens 5, 6 e 7, as HTPCs poderão ser - em caso de absoluta excepcionalidade, e
desde que devidamente justificada e assinada pelo respectivo diretor da unidade
escolar e com anuência do supervisor de ensino -, organizadas em qualquer dia da
semana desde que seja assegurada a participação dos professores em duas horas
consecutivas de trabalho coletivo pedagógico;
9 - Nas escolas de
tempo integral, as reuniões da HTPC devem oportunizar a participação dos
professores que atuam nas disciplinas do currículo básico e nas oficinas
curriculares;
10 - Dado o caráter
essencialmente pedagógico e coletivo da HTPC, as escolas que mantêm Professor
Coordenador de segmentos de ensino diferentes deverão prever, sempre que
possível, reuniões bimestrais, e contar com a participação de todos os
professores envolvidos;
11 - Nas escolas,
cujo número de classes não comporta posto de trabalho de Professor Coordenador,
em nenhum segmento, esta atribuição ficará sob a responsabilidade do Diretor da
Escola..
OBJETIVOS DA ATPC (Aula de trabalho pedagógico coletivo)
·
Articular os
diversos segmentos da escola para a construção e implementação do seu trabalho
pedagógico;
·
Fortalecer a
unidade escolar como instância privilegiada do aperfeiçoamento de seu projeto
pedagógico;
·
(Re)planejar e
avaliar as atividades de sala de aula, tendo em vista as diretrizes comuns que
a escola pretende imprimir ao processo;
·
Construir e
implementar o projeto pedagógico da escola;
·
articular as
ações educacionais desenvolvidas pelos diferentes segmentos da escola, visando
a melhoria do processo ensino-aprendizagem;
·
identificar as
alternativas pedagógicas que concorrem para a redução dos índices de evasão e
repetência;
·
possibilitar a
reflexão sobre a prática docente;
·
favorecer o
intercâmbio de experiências;
·
promover o
aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores;
·
acompanhar e
avaliar, de forma sistemática, o processo ensino-aprendizagem.
TRABALHO SÉRIO - O que
vale ou não na ATPC
Sim
- Reunião de pais.
- Formação continuada.
- Orientação na correção de provas e
trabalhos feitos pelos alunos.
- Estudo individual e coletivo.
- Encaminhamento de questões
administrativas.
- Planejamento de aulas.
Não
- Presença facultativa.
- Realização de atividades em casa.
- Palestras para motivar a equipe.
- Reuniões sem pauta definida.
- Conversas descompromissadas sobre o
desempenho dos alunos
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